Nelson Ângelo é um cara paulada na moleira, compositor com grandes parceiros como Cacaso, passou pelo Quarteto Livre no fim dos anos 60, experimentou com a Tribo, viajou pela Europa e trabalhou com a galera do Clube da Esquina. Esse disco é bem bacana, com instrumentais experimentais como sempre. Ao mesmo tempo em que o violão brasileiro impera.
Destaco a faixa "Rádio Universal Pedal", experimentação de timbres e sons possíveis na pedaleira.
Sá - Guarabyra - Sergio Cafa - Luisão - Sergio Magrão - Pedro Jaguaribe - Luis Moreno - Nonato - Chico Batera - Quintininho de Pirapora - Paulo Guimarães - Danilo Caymmi - Paulinho Jobim - Franklin - Copinha - Tavinho Burnier - Cartier - Gilson - Fernando Leporace - Tuca - Antonio Swab - Iberê Gomes Grosso - Alceu - Vidal - Ricardo - Carlos Eduardo - Wilson Aizik - Valter/Paulo - Bove - Ed Maciel - Manoel Araújo - Zenio - Netinho - Ribeiro - Lizzie - Rosana - Ismail - Betinho
**************************
Sá e Guarabyra é uma das mais duradouras duplas da musica brasileira. Na verdade são: Luíz Carlos Pereira de Sá (nascido no Rio de Janeiro em 15 de outubro de 1945) e Guttemberg Nery Guarabyra Filho (Nascido na Barra, Bahia em 20 de novembro de 1947). O trabalho conjunto já vinha desde o início de 1971, com Zé Rodrix (que passou pelo grupo Som Imaginário), formavam a banda de rock rural Sá, Rodrix e Guarabyra. Gravaram os LPs Passado, presente e futuro (1971) e Terra (1972).
Em 1973 o trio se desfaz e ficam Sá e Guarabyra. A dupla fez sucesso nas décadas de 70 e 80. em seus primeiros discos temos a participação do Terço, reforçando a sonoridade folk, misturada às influências da música brasileira. Muitos das músicas mais conhecidas foram executadas exaustivamente nas rádios e foram temas de novelas da Rede Globo.
Danilo Cândido Tostes Caymmi nasceu em 07/03/1948, no seio de uma família musical, filho de Dorival Caymmi e de dona Adelaide Tostes Caymmi (a cantora Stella Maris), só poderia ser o competente instrumentista, compositor e produtor musical que é hoje. Aos 11 anos ganhou uma flauta doce e a tocou intuitivamente por trêns anos, depois estudou a flauta transversal e o violão. Passou a atuar profissionalmente em 1964 como flautista e participou do LP "Caymmi Visita Tom". Estreou como compositor em 1967, quando teve sua primeira música (feita em parceria com Edmundo Souto) - "De Brincadeira" - gravada por Mário Castro Neves.
No III Festival Internacional da Canção, promovido pela Rede Globo em 1968, "Andança" (composta em parceria com Edmundo Souto e Paulinho Tapajós) conquistou o 3° lugar (defendida por Beth Carvalho e os Golden Boys). Danilo permaneceu nesse circuito de festivais por alguns anos enquanto realizava trabalhos com a família Caymmi e com o Edu Lobo.
Em 1973 participou do LP "Beto Guedes, Novelli, Danilo Caymmi e Toninho Horta", com músicas de sua autoria. É esse mesmo espírito mineiro que alicerça o disco de "Cheiro-verde" de 1977. Um sonoro jazz-mineiro, com ótimas letras e a rica voz de Danilo, com uns agudos raros de encontrar sob esse sobrenome.
Em tempo: este disco é um empréstimo da minha amiga leonina Estela.
Naná Vasconcelos - Corpo, Percussão, Berinbau, Voz
Egberto Gismonti - Piano, Flautas, Violão, Voz
*************************
"Neto e sobrinho de músicos, iniciou os estudos de piano aos seis anos de idade, no Conservatório de Música de Nova Friburgo (RJ). Foi aluno de Jacques Klein e Aurélio Silveira. Em 1968, viajou a Paris e teve como professores de análise e orquestração Nádia Boulanger e o compositor Jean Baralaque, um discípulo de Schoenberg e Webern. Transitou dos teclados (piano acústico, piano elétrico, sintetizador e órgão) aos violões de seis, oito, 10, 12 e 14 cordas, e realizou experimentações com vários tipos de tons e sons, utilizando flautas indígenas (ocarina e jacuí), kalimbas e sinos. Sua música aproxima as áreas erudita e popular." Fonte
O LP Dança das cabeças foi gravado em novembro de 1976 na Alemanha, lançado em 1977, é um dueto com o percussionista Naná Vasconcelos, foi nomeado Álbum do Ano pela Stereo Review e premiado com o Grober Deutscher Schallplattenpreis.