01 - Águas Cristalinas
Décio Gioielli
02 - Trem africano
Décio Gioielli
03 - Taa taa tee
Gana
04 - Taa taa tee (Play back)
Gana
05 - Elala elio
Camarões
06 - Elala elio (Play Back)
Camarões
07 - Chai, chai
África do Sul
08 - Chai, chai (Play Back)
África do Sul
09 - Shosholoza
África do Sul
10 - Shosholoza (Play back)
África do Sul
11 - Abiyoyo
África do Sul
12 - Abiyoyo (Play Back)
África do Sul
13 - Fatou yo
Senegal
14 - Fatou yo (Play back)
Senegal
15 - Zinyamaredu
Zimbábue
16 - Zinyamaredu (Play back)
Zimbábue
17 - Ie ie bore ie
Zimbábue
18 - Ie ie bore ie (Play back)
Zimbábue
19 - Funga alafia
Libéria
20 - Funga alafia (Play back)
Libéria
21 - Kamiolê
Congo
22 - Kamiolê (Play back)
Congo
23 - Obonso
Gana
24 - Obonso (Play back)
Gana
25 - E nhambo
Camarões
26 - E nhambo (Play back)
Camarões
**************************
Desde a instituição, pela lei 10693/2003, do ensino da história e cultura afro brasileira na grade curricular da educação básica, a construção de repertório entre os professores é um dos grandes desafios em curso. Mas o maior desafio é o enfrentamento e a ruptura com os preconceitos e as discriminações, infelizmente também sustentadas por denominações religiosas com suas práticas fundamentalistas e reacionárias.
Aqui está uma contribuição. Esse material faz parte do livro Música africana na sala de aula, escrito por Lilian Sodré. O CD tem produção musical, arranjos, gravação e voz de Clotilde Saporito, com catorze músicas, sendo doze repetidas em versão play back. A coletânea traz canções infantis, de ninar, brinquedos musicais tradicionais de vários países. Os arranjos são cuidadosos para manter uma tessitura tranquila ao som de calimbas e toques de tambores suaves. Em nossa opinião faltou variar timbres, ampliar a ação protagonista dos tambores,de arranjos vocais e de metais, elementos tão ricos na música dos diversos países da África. Talvez seja assunto para a próxima aula...
Um comentário:
Olá, sr. Traça, espero que o nosso atual desgoverno não extinga por completo o programa de conscientização da história e da tradição cultural negra.
Postar um comentário