segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Bom dia - Tarancón - 1980
Primeira postagem: 08/02/2008 





 01 - Cantiga de Manoel Leandro 
Folclore do Piauí recolhida por Ely Camargo
02 - Señora chichera 
Folclore Boliviano
03 - Rosario Pastrana 
José Nuñez - Juan Falú
04 - Instrumental Bom dia 
05 - Brincadeiras do sol 
Emílio - Míriam - Turcão
06 - Alma de caracol 
Jica - Turcão
07 - Bom dia 
Nana Caymmi - Gilberto Gil
08 - Passará 
Jaime Alem
09 - Instrumental Bom dia 
10 - Juanito laguna remota um barrilete 
Cosentino - Quintana

***************************

O Grupo Tarancón foi criado com o objetivo de pesquisar e divulgar a diversidade de ritmos e canções latino-americanas. O grupo é composto de artistas de vários países da América Latina. Fundada na década de 1970, participou de alguns festivais e fez enorme sucesso no circuito universitário brasileiro. Sua música é influenciada por ritmos brasileiros, andinos, caribenhos e africanos. O nome do grupo, Tarancón, era também o nome de uma mina de carvão na Astúrias, Espanha que desabou ocasionando a morte de onze trabalhadores (história contada na canção En la mina el tarancón gravada no primeiro disco em 1976). 

Unindo instrumentos originários dos Andes como a quena (flauta de cana ou osso, a zampoña ou sicus (similar a flauta de pan), a tarka (flauta ortoédrica de madeira de uma só peça com seis furos também conhecido como anata no norte da Argentina), o bombo leguero (bumbo de couro de ovelha ou guanaco, o charango (instrumento cordófono de 10 cordas ou mais feito com carapaça de tatu chamado "Quirquincho" ou de madeira, ao violão e baixo elétrico, o grupo fez uma inteligente síntese entre os sons do folclore e do cancioneiro latino-americano, passando pela música brasileira. 

Em seus espetáculos, o Tarancón tinha como marca o acompanhamento, a performance de um pintor, irmão do Emílio de Angeles Nieto, que pintava as suas obras em telas de grandes dimenões, no mesmo estilo retratado nas capas de seus LP's. Era também comum ver intervenções de dança acompanhadas pelo instrumental do grupo durante as apresentações. 

A formação original tinha Miriam Miráh, Emílio de Angeles Nieto, Marli Pedrassa, Alice Lumi, Halter Maia, Jica Nascimento e Turcão ou também conhecido por Sérgio. Os primeiros ensaios do Tarancón aconteceram no ano de 1972. Da formação original permaneceram apenas Emílio (voz e sopros) e Jica (voz e percussão) e entraram Silvio Luna (voz e cordas), Pedro Castanharo (percussão) e Jorge Luis Miranda (baixo e cordas). 

O repertório recheado de canções folclóricas e de protesto fez o grupo ser cultuado por estudantes nas faculdades, centros acadêmicos e universidades. Executavam canções de autores como os chilenos Violeta Parra e Victor Jara, os cubanos Pablo Milanés e Silvio Rodrigues, o argentino Atahualpa Yupanqui e os brasileiros Milton Nascimento e Geraldo Vandré. O Tarancón dividiu espetáculos com Mercedes Sosa, Milton Nascimento, Chico Buarque, Almir Sater, MPB 4, Angel Parra, Marlui Miranda e outros. Um dos momentos de destaque em sua carreira foi a participação do Festival dos Festivais da Rede Globo em 1985 com a canção "Mira Ira" - de Lula Barbosa e Vanderlei de Castro e defendida em conjunto com Lula Barbosa, Miriam Miráh e Placa Luminosa - que venceu os prêmios de melhor arranjo e segundo lugar geral. Representaram a América Latina no Festival de Asilah no Marrocos em 1987. Bom dia é o quarto LP do grupo e traz com maestria e harmonia canções populares da América Andina e do Brasil.  

O Homem Traça diz: ROAM!



Bom dia

Um comentário:

Anônimo disse...

...Então, vai o primeiro...
Agradeço a gentilesza da oferta das musicas postadas!
Peço-lhe por favor, (Não querendo abusar...)de repostar o Tarancon de 1981. tanto aqui como em outro blog que encontrei, o link não funcionou...
Será que é a S.O.P.A. mal cozida?
Muito grata pela atençao! Adorei seu blog!Grata,
Mignez