domingo, 9 de dezembro de 2012

Brinquedo de Tambor - 2006 - Alessandra Leão




1 - Desperta! 
Alessandra Leão
2 - Não Dê Desgosto 
Biu Roque - Alessandra Leão
3 - Novelo De Lã 
Alessandra Leão
4 - Ficou Mudo, Gavião? 
Alessandra Leão
5 - Guerreia, São Jorge! 
Alessandra Leão
6 - Arruda e Sossego 
Alessandra Leão - Juliano Holanda - Mavi Pugliese
7 - Odete 
Alessandra Leão
8 - Baladeira 
Alessandra Leão e Juliano Holanda
9 - Tatuzinho 
Alessandra Leão
10 - Chorei Toada 
Fernando Cabedá
11 - Olinda 
Biu Roque
12 - Samba Duro 
Johann Brehmer - Luciana Samico

Músicos

Caçapa - Alessandra Leão - Juliano Holanda - Johann Brehmer - Bruno Vinezof - Biu Roque - Mané Roque - Cosme Antonio - Isaar - Maíra Macêdo - Moema Macêdo - Mavi Pugliese - Areia - Luciana Samico

***************************************************

"Alessandra Leão é percussionista, compositora e cantora. Iniciou sua carreira em 1997 com o grupo Comadre Florzinha e atuou ao lado de músicos como Antônio Carlos Nóbrega, Siba, Silvério Pessoa, Zé Neguinho do Coco, Kimi Djabaté (Guiné Bissau), Florencia Bernales (Argentina), entre outros. Compôs em parceria com: Caçapa, Juliano Holanda, Chico César e Kiko Dinucci.



Em 2006, Alessandra deu início ao seu trabalho autoral, com o elogiado Brinquedo de Tambor. Produzido e arranjado em parceria com o violeiro, compositor e arranjador Caçapa. O CD “Brinquedo de Tambor” entrou para a lista dos 10 melhores discos de 2006 do Prêmio Uirapuru, da revista gaúcha “O Dilúvio”; e em janeiro de 2008 teve duas músicas recomendadas no playlist do músico americano David Byrne. Em 2007, foi uma das selecionadas no Programa Rumos Itaú Cultural, na cartilha Mapeamento." (Fonte)

Faz tempo que estou ouvindo esse povo novo com produção nessa primeira década de 2000.    Tem muita gente correndo trecho pela rede e nem vemos os discos por aí. São difíceis de encontrar mesmo. 

Alessandra Leão tem na cultura tradicional a sua base, mas não se restringe, mistura e segue em frente com cocos, sambas de roda, toadas e coisas que tais, que "de tão brasileiro até parece estrangeiro" (como diriam Luli e Lucina).

Destaco a faixa Desperta!, música que me anima a acordar às 5h da manhã e pegar o trêm para trabalhar.

O Homem Traça diz: ROAM!



Desperta!

4 comentários:

Chris disse...

Legal este disco ! tem também a capa original e a personalisada com brique na orelha do Homem Traça ! rs-rs-rs-rs
Gostei dessa ! Valeu brother
Chris - Faxineira de LPs - Tijuca

Homem Traça disse...

Que bom que gostou. O Traça está aparecendo nos lugares mais inusitados ultimamente. Já deu uma lida na entrevista para o Jornal Olho Vivo? http://www.olhovivo.ca/musica/464/blogueiros-homem-traca-conta-tudo-sobre-o-criatura-de-sebo/

Chris disse...

Muito bom essa entrevista ! você diz tudo mas o pior ainda é a atitude de uma certa Daniela Thompson que não parou de denunciar os Blogs no Brasil que compartilham mùsica... chamando eles de piratas ! é realmente uma grande babaca ! não parou de levar increncas no mundo inteiro com colecionadores de primeira linha ! ela conseguiu em pouco tempo a se descreditar com uma grande parte do mundo da mùsica! é uma doida mas com muito poder e apoio !
Bom mas isto não é o assunto !
Valeu brother e boa entrevista que essa falando do seu blog ! Você merece !
Abrs
Chris - Faxineira de Lps

Homem Traça disse...

Valeu pela força, Chris!