terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Posições - 1971 - V.A.




1 - Kyrie
Tribo 
2 - Marina Belair
Equipe Mercado 
3 - Curtissima
Módulo 1000
4 - A Nova Estrela
Som Imaginário 
5 - Ferrugem E Fuligem
Módulo 1000 
6 - Peba & Pobó
Tribo

************************

Esse LP foi lançado em 1971 com o nome de "Posições" e reeditado em 1972, rebatizado de "Vanguarda Vol. 1". A intenção era produzir uma série para mostrar o que havia de novo no cenário da música experimental da época. Podemos identificar a influência do rock psicodélico e outras tantas vertentes misturadas com a música brasileira.

De todos os grupos, o Som Imaginário, também banda de apoio de Milton Nascimento, foi o mais longevo (de 1969 até 1974). É interessante registrar que os grupos faziam parte da mesma galera. A Tribo, por exemplo, era formada por Nelson Angelo, Joyce, Novelli, Toninho Horta e Naná Vasconcelos (depois substituído pelo Nenê da bateria), músicos que transitaram pelo famigerado Clube da Esquina.

A Equipe Mercado, era formado por Diana (voz), Leugruber (guitarra), Ricardo Ginsburg (guitarra), Stul (violão, baixo, piano e voz), Carlos Graça (bateria) e Ronaldo Periassu (percussão). Essa banda carioca se formou em 1970 com influências do rock psicodélico dos anos 60. Já o Módulo 1000 era formado por Daniel (guitarra e voz), Luís Paulo (órgão), Eduardo (baixo), Candinho (bateria). Também carioca de 1969, pautou seu repertório pelo "hard rock".

Curiosamente esse disco traz a faixa 'Nova estrela", regravada no Matança do Porco, nessa primeira versão traz um discurso místico, ufológico que anunciava maravilhas. Não se desesperem, qualquer semelhança com o Filme "Melancolia", do Lars von Trier, é mera coincidência.

O Homem Traça diz: ROAM!

   

A Nova Estrela

2 comentários:

Beto Santana disse...

Link offline! :-(

Homem Traça disse...

De volta às nossas prateleiras!