terça-feira, 31 de janeiro de 2023

O segredo da gaieira quebrada - 2003 - Cometa


1 - Terra de Nobres Violeiros (texto poético)
Cometa
2 - Baião do sol maior
Cometa - Sergio de Oliveira
3 - Congada Paulista
Cometa
4 - Catira
Cometa
5 - Nossos Córregos
Cometa - Mateus Jairo - Chico Lobo - Paulo Gonçalves - Celso
6 - Recado para Lennon
Cometa
7 - Sonata do Berimbau
Cometa
8 - Pororoca
Lira - Cometa
9 - Arara de Pau Brasil
Cometa
10 - Carnaval - Canal do tempo
Cometa - Cido Rolon
11 - Sol no pasto
Cometa - Beto Marambaia - Sérgio Bekler
12 - Boi Molambo
Lira - Cometa
13 - Aratu Açafrão
José Isac de Souza
14 - A figueira Benjamim
Cometa
15 - São Francisco Xavier
Cometa
16 - Pirilampo
Cometa

****************************************

Faz tempo, José Luiz Adeve, o Cometa, é educador, comunicador, escritor, poeta, músico. Em se tratando de Música, segundo o saudoso Chico Lobo (militante visionário, impulsionador de rádios livres), em 1975 tomavam parte no mesmo grupo "Pedra do Sol", mais tarde, em meados dos ano 1980, integraram a banda "Voz do Brasil". Em dupla com Otávio Augusto Santos, em 1999 apresentava o repertório, que passou a espetáculo teatralizado em 2001, de "Alma Paulistana". Os estilos expressavam a busca entre a brasilidade e a inovação.

O CD dessa postagem é uma produção independente. Infelizmente, mesmo original, foi gravada em mídia comun. Ocorre que, como é o caso aqui, tais tipos de CDs não preservam o registro sem danificar o som ao longo tempo. É comum que depois de alguns anos, mesmo sem riscos, sujeiras ou qualquer marca física, os CDs imponham às faixas ruídos antes inexistentes. "O segredo da gaieira quebrada" tem 16 faixas, da metade em diante começam os ruídos que menciono. Torço para conseguirmos arquivos melhores, mas por enquanto cá estão os que tenho.

De todo modo, é um registro que sigo apreciando, pelo ineditismo do estilo musical, do canto e da poesia. O urbano, o tradicional popular, a experimentação desfilam a cada faixa sem medo de absorver os estilos e explodir em belezas reveladas por voz e violão. 

Destaco a seiva experimental presente na canção "Recado para Lennon": "se a esperança vence o medo é possivel transformar".

O Homem Traça diz: ROAM!

   

Recado para Lennon

2 comentários:

Iluvatar - de Chiador-MG disse...

Entre os anos 1971 e 1975 estudamos na Escola Industrial Albert Einstein (bairro da Casa Verde em São Paulo - SP).Participamos de um festival de música voltado para as escolas da região. O José Luiz (Cometa) era uma pessoa maravilhosa (e tenho certeza que continua sendo).

Homem Traça disse...

Que bela lembrança! Decerto, Cometa continua a pessoa maravilhosa de sempre. Prova disso, foi a autorização para compartilharmos o seu disco por aqui.

Garnde abraço, Iluvatar!