domingo, 16 de abril de 2023

Memória das Águas - 1979 - Fernando Falcão

 


1 - Memória Das Águas
2 - Amanhecer Tabajara (À Alceu Valença)
3 - Ladeira Dos Inocentes
4 - Revoada
5 - Mercado (Gravado No Mercado Tanger)
6 - Curimão (Sons Onomatopaicos E Folk Da Guiné)
7 - Solito (Solo De Balauê)
8 - Danado Cantador (Balauê, Orquestra E Declamação) (À Fagner)

Músicos
Fernando Falcão - Tiche Ramos - Perico Arteche - Suzana Lago - Valerie Kling - Steves Pots - Raymont Guiot - M. Saint Michel - P. Bandeirac - Michalakakos - M. Derries - Marc Togonal - Philipe Nadal - B. Constantin - Alex Perdigos - Jaques Bessot - Eric Mula - Bardot - Valerie - Suzana - Nancy - Mary - Andorinha - Dudu - Jacó - Lucas - José Luiz Cantiñera de Dios

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Fernando Falcão nasceu em João Pessoa (PB), em 1945. Faleceu em 2002. Na juventude participou  do movimento estudantil e, buscando se proteger dos efeitos autoritários advindos do AI5, promulgado pelo governo ditatorial militar, em 1969, radicou-se em Paris. Fernando Falcão tocou com Alceu Valença, com Fagner e Zé da Flauta, além de compor para Nazaré Pereira, Nara Leão e Fausto Nilo.

Este LP é o primeiro de Fernando Falcão, gravado em Paris (1979), foi lançado de forma independente no Brasil, em 1981. Trata-se de um álbum raro, com uma forte presença percussiva e arranjos que incluem cordas e sopros, além de instrumentos criados por Fernando Falcão. Funde a música tradicional brasileira com experimentações e o jazz, confluindo para paisagens sonoras caras à música instrumental brasileira. 

O Homem Traça diz: ROAM!

   

Ladeira dos inocentes

4 comentários:

Raulzimdimaio@gmail.com disse...

Voltei correndo, mesmo sendo perneta, ninguém me pega
Mando meu abraço, mesmo sendo maneta, meu abraço é forte
Isso é legal, mas agora chega.

Homem Traça disse...

Salve, Rauzinm!

Abraço recebido e retribuído!

Trebor disse...

Wow, just when I thought there weren’t any more obscure gems left to discover in Brazilian music…

I really needed a few weeks with this one, as my first listen wasn’t promising. I guess I was noticing some musical parallels with Naná Vasconcelos that didn’t sit well with me (I love his musicianship but not his albums). But, at the same time, those Egberto Gismonti influences made me decide to persevere. I’m so glad that I did!

One of my favourite tracks is Danado Cantador (Balauê, Orquestra E Declamação) – it’s so epic yet understated at the same time (if that makes any sense!). The only track I dislike is the penultimate track (Solito (Solo De Balauê)) as the vocal effects are jarring. Personally, I would have preferred a more traditional percussion-based workout instead, which would have made the album feel more ‘complete’ (based on Fernando’s credentials more than anything else).

His follow-up, Barracas Barrocas, is a more conventional affair but it’s still just as good (although somewhat different in its overall vibe). Once again, it took a while for me to warm-up to it, but I now enjoy both albums.

Once again, many thanks for the post!

Homem Traça disse...

Olá, Trebor!

É muito interessante a sua contribuição com as suas impressões auditivas. Confesso que conheci o trabalho de Falcão há pouco tempo. Os relançamentos em LP têm recuperado muitos registros bacanas. Deste LP eu só conhecia a faixa "Ladeira dos Inocentes", era vinheta de um programa de música instrumental de uma rádio que ouvi muito nos anos 1980. Gosto do conjunto das faixas, penso que é um registro efetivo da nossa música nordestina, com diversos traços traduzidos para a música instrumental brasileira.

Agradeço o registro da sua fruição. Grande abraço!