quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Planador - Papete - 1981
Postagem original: 09/02/2008


01 - Luzeiro
Almir Sater

02 - Esse mar vai dar na Bahia

Hilton Acioly

03 - Planador

Ely de Oliveira e Papete

04 - Xote da Meninas

Luiz Gonzaga e Zé Dantas
05 - Todas as mulheres do mundo

Papete

06 - Mimoso

Ronald Pinheiro

07 - Pastorinha

Chico Maranhão

08 - Chora viola

Renato Teixeira

09 - Estradeiro
Almir Sater - Paulo Klein

10 - Sobrados

Papete


Músicos

Papete - Almir Sater - Carlão de Souza - Marcinho Werneck - capenga - Dudu Portes - Zé Gomes
******************************

Papete, ou José de Ribamar Viana, nasceu em Bacabal MA em 1947. Iniciou sua carreira atuando como cantor na Rádio Gurupi em São Luís do Maranhão aos 13 anos de idade. Autodidata, dedica-se ao violão e percussão, o que o levará a acompanhar vários trabalhos musicais em shows e gravações como o de Rosinha de Valença, Marília Medalha, Hermeto Pascoal, Osvaldinho da Cuíca, Toquinho e Vinicius, Benito de Paula, Inezita Barroso, Diana Pequeno, Renato Teixeira, Almir Sater, César Camargo Mariano, Rita Lee, Sadao Watanabe, Angelo Branduardi, Andreas Wollenweider, Ornella Vanone e Alex Acuña, entre outros.

"Em 1974, participou do LP "Música popular do Centro-Oeste", lançado pela etiqueta Marcus Pereira. Gravou, pelo mesmo selo, o LP "Papete, berimbau e percussão".
Em 1975, participou do Festival Abertura (TV Globo). Gravou, com a cantora Ornela, o disco "Uomini", premiado, em 1977, como Disco do Ano. Por esse trabalho, foi apontado pela critica italiana como o melhor percussionista do mundo." Fonte

Papete grava o LP Planador com uma ampla diversidade de estilos, alinhando perfeitamente a música nordestina e a viola caipira. A cópia do LP que possuo veio com um folheto datilografado e apócrifo que não sei se a acompanha originalmente (coisas da vida em sebo), mas reproduzo aqui, pois define bem seu estilo.

"Papete arrasta você para um universo de sons incomuns, luminosos ou sombrios, que lembram uma entrada pelos matos, um avanço em que o sol brinca de esconde-esconde, um serpentear de um riacho e, de repente, uma cachoeira.
Manifesta sua força quando toca uma singela modinha, na beira da calçada, antes que a lua apareça ou quando participa de 'folia de Reis'. Fala, de perto à parcela de sangue selvagem de cada um, provoca um chacoalhar de sentimentos, surpreende você, confunde um pouco, depois lhe permite um enriquecimento da consciência. Pode ser uma 'brincadeira' bastante séria: 'Dou um doce a quem souber'... Reescreve um tempo para Papete, ouça-o várias vezes e você saberá"

O Homem Traça diz: ROAM!



Mimoso

8 comentários:

Serbão disse...

olá! gpstei do blog! cheguei aqui atras do "Outros Sons" da Eliete mas infelzimente o arquivo saiu do ar. vc poderia repostar??? eu tenho algumas raridades tbem, se te interessar. tenho 5 músicas do Papa Poluição, raríssimas, e posso fazer o upload.
um abraço!

Homem Traça disse...

Valeu o comentário!
Vou repostar imediatamente o "Outros Sons".

Quanto a troca de figurinhas, tá valendo! Nessa estante tem espaço pra muito inseto roedor...

Luis & Luis disse...

Traça... Estou procurando um disco do Papete se chama "Berimbau e percussão" Clássico da gravadora Marcos Pereira se vc conseguisse ficaria muito grato e forneceria alguns sons para ti

meu blog é http://luasonora.blogspot.com queria fazer esta postagem falta só esse disco pra discografia do papete

Homem Traça disse...

Ôpa!
Viva a brodagem blogueira!
Ainda não tenho esse disco, mas vou correr atrás e te aviso se achar.

Valeu a visita,

Abraços!

Sr do Vale disse...

Nossa! Papete, a hora que eu botar na vitrola pra moçada curtir, num vão acreditar, aliás vão cantar junto, curtimos demais.

Anônimo disse...

Da para repostar este Papete de novo, homem traça ? Valeu!

Homem Traça disse...

Tá pronto pra roer...

pianistaboxeador21 disse...

Pô cara, parabéns. Informações importantíssimas