terça-feira, 17 de setembro de 2013

José Miguel Wisnik - 1992

Postagem original: 27 de maio de 2008



01 - Se meu mundo cair
José Miguel Wisnik
02 - Mundo cruelJosé Miguel Wisnik
03 - LaserJosé Miguel Wisnik
04 - VírusJosé Miguel Wisnik
05 - Mais simplesJosé Miguel Wisnik
06 - Estranho jardimJosé Miguel Wisnik
07 - A olhos núsJosé Miguel Wisnik
08 - PolonaiseAdam Mickiewicz - Paulo Leminski - José Miguel Wisnik
09 - A primeira vez, Mamãe, que eu fui ao cinemaJosé Miguel Wisnik
10 - Vôo cegoJosé Miguel Wisnik
11 - Subir maisJosé Miguel Wisnik - Paulo Leminski
12 - Pesar do mundoJosé Miguel Wisnik - Paulo Neves
13 - Som e fúriaJosé Miguel Wisnik - Paulo Neves
14 - Soneto do olho-do-cúJosé Miguel Wisnik - Zé Celso - Marcelo Drumond - Verlaine - Rimbaud
15 - Mestres cantoresJosé Miguel Wisnik - Luiz Tatit

Músicos
José Miguel Wisniw - Ulisses Rocha - Bocato - Elisa Zein - Ronaldo Nunes - Swami Junior - Duda Neves - Marcelo Costa - Ricardo Breim - Constantino Fraga - Cláudio Lucci - Cláudio Faria - Zeca Assumpção - Jaques Morelenbaum - Marcos Suzano - Luiz Tatit - Gerson Galante - Matias Capovilla

Participação especial
Ná Ozzetti e Luiz Tatit

********************************

"Compositor, Cantor, Pianista, Ensaísta, Professor de Literatura Brasileira da USP. Estudou piano clássico no Conservatório de São Vicente, aperfeiçoando-se em concertos com o Maestro Souza Lima. Em 1966, apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de São Paulo, executando o "Concerto nº 2", de Camille Saint-Saens. No ano seguinte, ingressou no curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP) e começou a compor. A partir de 1973, passou a lecionar Literatura Brasileira, no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
...
Em 1968, participou do Festival Universitário da TV Tupi, com sua composição "Outra viagem", interpretada por Alaíde Costa.
Musicou, em 1989, "A mulher do atirador de facas", curta-metragem de Nilson Villas-Boas, contemplado com o Prêmio Kikito do Festival de Cinema de Gramado na categoria Música Original para Curta-metragem. Nesse mesmo ano, recebeu o Troféu Noel Rosa/Prêmio Lei Sarney à Cultura, na categoria Revelação de Compositor. Em 1991, assinou a trilha sonora da peça "As boas", de Jean Genet, encenada pelo Teatro Oficina, sob a direção de Zé Celso Martinez Corrêa. Nesse mesmo ano, recebeu o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria Música para Teatro." Fonte

Wisnik é um daqueles exemplos que desmente um ditado perverso que diz "quem sabe faz, quem não sabe ensina". Sua produção acadêmica e artística são vastas e estão aí pra quem quiser conferir.

Destaco "Soneto do olho-do-cú", uma canção provocativa para nossos tempos de "créu".

O Homem Traça diz: ROAM!



Soneto do olho-do-cú


2 comentários:

Eliel disse...

Blog fantástico! Parabéns!

Homem Traça disse...

Valeu, Eliel!