sábado, 12 de janeiro de 2013

Canudos e Centauros - Pingo de Fortaleza - 1986


1 - Centauros e Canudos 
Pingo de Fortaleza - Guaracy Rodrigues
2 - Martelo 
Pingo de Fortaleza - Oswald Barroso
3 - Veredas e sertões
Pingo de Fortaleza - Guaracy Rodrigues - Dedé
4 - Balaio 
Pingo de Fortaleza - Leite Júnior
5 - Coco guerreiro 
Pingo de Fortaleza - Rosemberg Cariry
6 - Que espetáculo é esse? 
Pingo de Fortaleza - Diogo Fontenele
7 - Centauro guerreiro 
Pingo de Fortaleza - Eurico Bivar
8 - Cantoria torta 
Pingo de Fortaleza - Guaracy Rodrigues
9 - Incelença para os mortos 
Pingo de Fortaleza - Guaracy Rodrigues
10 - Meia Quadra II 
Pingo de Fortaleza - Oswald Barroso
11 - Forró do tempero 
Pingo de Fortaleza - Guaracy Rodrigues
12 - Acalanto 
Pingo de Fortaleza - Oswald Barroso


Músicos
Pingo de Fortaleza - Tarcísio Lima - Louro do Zabumba - João Daltro - Hindenburgo Pereira - Jaques Morelembaum - Celso Woltzernlogel - Ricardo Cândido - Lindenberg Cardoso - Carlinhos Ferreira - Maria Jesus Haro - Paulo dos Passos - Marquinhos - Grupo Vocal Caracoro - Fernando Ariani - Ana Odete Beck - Cristina Araújo - Gilda Campos - Glória Calvente - Adriana Matriciano - André Borem, Ernani Gouveia e Ismael Pontes - Alberto Hersh - Marco Paulo Costa - Luiz Eduardo Mattos - Pedro Lima - Leonardo Leonel

************************

"João Wanderley Roberto Militão, conhecido como Pingo de Fortaleza é um cantor, compositor, poeta, pesquisador e músico brasileiro, natural de Fortaleza. O apelido Pingo acompanha-o desde a infância, pelo fato do artista ter nascido prematuramente (pingo de gente). O complemento "de Fortaleza" apareceu pela primeira vez no cartaz da 3ª Missa dos Mártires de Canudos, em 1986, evento ao qual o artista foi convidado a participar.

Iniciou sua carreira cantando nas manifestações do movimento secundarista e universitário do Ceará, no início da década de 80. Trabalhou também, neste período, com teatro de bonecos e, durante algum tempo, foi professor de Educação Artística de 1º e 2º graus.

Ainda em 1986, fez a direção musical e trilha sonora da peça "O Conselheiro e Canudos", dirigida por B. de Paiva, com o ator José Dumont no papel principal. Esta peça excursionou por várias capitais brasileiras, e Pingo de Fortaleza participou das temporadas executando a trilha sonora ao vivo." (Fonte: wikipedia)

Conheci Pingo numa passagem dele aqui por São Paulo no início dos anos 90. Fui assisti-lo num pequeno bar que havia em Perdizes e, por acaso, conversamos antes de começar a sua apresentação sobre a necessidade dos trabalhadores combaterem o sistema baseado na propriedade privada dos meios de produção, na exploração do homem pelo homem, e estabelecerem um mundo de justiça e paz. Comprei direto com o Pingo o seu primeiro disco, independente e forte como o tema retratado. A cada página do encarte uma foto dos guerreiros injustiçados pelos detentores do poder, a cada faixa um canto de incentivo à continuidade da luta. 

Deu trabalho reproduzir o encarte do LP, mas acho que gostarão do resultado em PDF.

O Homem Traça diz: ROAM!



Martelo

Nenhum comentário: