quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Canto Geral - Geraldo Vandré - 1968
Postagem original: 14/04/2013



01- Terra Plana
02 - Companheira
03- Maria Rita
04 - De serra de Terra e de Mar
05 - Cantiga Brava
06 - Ventania
07 - O Plantador
08- João e Maria
09 - Arueira
10 - Guerrilha

***********************************


Vandré é ícone dos enfrentamentos de artistas contra a ditadura militar. Sua produção musical é básica, assim como a poesia que fala da luta, da terra e dos sofrimentos do povo trabalhador (à moda dos stalinistas, sob égide das teorias estéticas do realismo socialista). Nacionalista, sectário diante da produção musical estrangeira, expressou musicalmente em 1968, ano do AI-5, o que foi tomado como convocatória para a luta armada. Vandré foi obrigado a se exilar. Passou pelo Chile foi à França e voltou ao Brasil em 1973. Hoje vive em São Paulo. Em entrevista no ano de 2010, declara-se desencantado com a produção musical feita depois daqueles anos, funcionário público aposentado, diz não ter motivação para dar continuidade à sua obra no Brasil.

Longe de atribuir ao Vandré responsabilidades políticas, essa humilde traça arrisca dizer que a luta armada foi um tremendo erro. A organização de grupos armados, na conjuntura da época, funcionou como uma armadilha, pois isolou uma vanguarda e levou ao sacrifício uma parcela significativa dessa geração, prato cheio para o aparelho repressivo. Isso se dá porque diversos grupos de origem (ou influenciados) pelo stalinismo fomentaram a luta armada sem se apoiarem na ação nos sindicatos e na resistência concreta da classe trabalhadora. "Esqueceram" um pressuposto marxista: a revolução será obra da classe trabalhadora. De qualquer forma a revolução é necessária, diante da barbárie implantada pelo capitalismo. Que "Aruera" inspire novas experiências! Que os crimes da ditadura militar sejam punidos!

O Homem Traça diz: ROAMROAM



Aruera

2 comentários:

Valladão disse...

Gostei da música, me fez perceber que eu nunca escutei um disco inteiro do Vandré.

Se você tiver um tempinho, será que pode postá-lo de novo? Se não puder não tem problema.

Valladão disse...

Muito obrigado, estou adorando o disco!

Caso alguém esteja com dificuldade de baixar o disco, continue tentando. Não sei porque da primeira vez que acessei o link o Mediafire não me deixou baixar, depois de alguns minutos tentei de novo e o link funcionou.