quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Terceiro Mundo - 1979 - Zé Geraldo


01 - Reciclagem
Zé Geraldo
02 - Terceiro Mundo
Zé Geraldo
03 - Cidadão
Lúcio Barbosa
04 - Ouro em Pó
Zé Geraldo
05 - Leilão de Rodeiro
Zé Geraldo
06 - Promessas de um idiota às 6 da Manhã
Zé Geraldo
07 - Maria Bonita
Zé Geraldo
08 - Dona
Zé Geraldo
09 - Lirico-Romântico-Poético
Zé Geraldo
10 - Sol do Meio-Dia
Zé Geraldo

**************************************

Mineiro da Zorna da Mata, criado na cidade paulista de Governador Valadares, Zé Geraldo nasceu em 1944 e iniciou a sua carreira em bailes nos anos 1960, no rastro da música romântica da Jovem Guarda. Esse é o segundo LP do Zé Geraldo, o primeiro desde o abandono da alcunha ZeGê, com a qual gravou, estreando em 1970, com o grupo The Silver Jets. No intervalo dos nove anos entre os registros em discos, passou ao repertório de Dylan, Rolling Stones e Creedence.

É com essa bagagem de crítica social, de lirismo e de  romantismo que o repertório do Terceiro Mundo será composto, trazendo arranjos próximos ao folk rock, com baladas e um sotaque do povo simples da cidade e do campo. Embora não tenha alcançado grande repercussão nas rádios, durante os anos 1980 era muito comum a sua participação nos momentos culturais dos atos dos 1º de Maio em São Bernardo do Campo, a canção "Cidadão" era muito cultuada entre os operários de então.

O Homem Traça diz: ROAM!


 

Cidadão

2 comentários:

Marcos Tuareg disse...

Esta postagem me remeteu à infancia, pois lembro do meu pai - que até chegou a ter uma relacão proxima com o Zé Geraldo, aonde iamos até a casa dele nos periodo dos anos 90 - colocando esses vinis pra rolar, e eu pequeno tentando copiar os desenhos desta capa, que adorava.

Muito bom o blog e vamos ROER hahahaha

Homem Traça disse...

Ótimas lembranças!