sexta-feira, 30 de junho de 2023

Lugar Seguro - 1998 - Juraildes da Cruz

1 - Lugar seguro
Juraildes da Cruz
2 - Quem planta colhe
Juraildes da Cruz
3 - Rio Araguaia
Juraildes da Cruz - Hamilton Carneiro
4 - Meninos
Juraildes da Cruz
5 - Toda vez
Juraildes da Cruz
6 - Vida no campo
Juraildes da Cruz
7 - Receita
Juraildes da Cruz
8 - O melhor da festa
Juraildes da Cruz
9 - Tem que "privini"
Juraildes da Cruz
10 - Pegando fogo
Juraildes da Cruz
11 - Porta do tempo
Juraildes da Cruz
12 - Feliz da história real
Juraildes da Cruz
13 - Ei flor (dodói)
Juraildes da Cruz
14 - Nóis é Jeca, mais é jóia
Juraildes da Cruz
15 - Reboliço
Juraildes da Cruz
16 - Bom tempo
Juraildes da Cruz

Participação Especial
Guru Martins - Zé Geraldo

Músicos
Juraildes da Cruz - Osvaldinho do Acordeon - Gabriel Levi - Tonino Carrasqueira - Natan Marques - Ademar Farinha - Milton Edilberto - Chica Brother - Laura Mac-Knight - Zé Gomes - Arismar do Espírito Santo - Amauri Garcia - Lourival Tavares - Dane - Mazé - Lila - Eliete

****************************

Juraildes da Cruz, também conhecido por Juraildes da Luz, nasceu em Aurora do Norte (Goiás, hoje estado do Tocantins), cresceu ouvindo folias de reis e manifestações da cultura popular de veiculação radiofônica. Nascido em 1954, ouviu também as derivações do rock, sobretudo a partir da Jovem Guarda. Consequentemente, a sua música é uma mesclagem dessas influências, incluindo os seus estudos de violão clássico.

Esse álbum é um exemplo do canto e da poesia do povo trabalhador do campo no centro oeste brasileiro, trazendo temas emoldurados pela precisão do poderoso elenco de músicos que participaram da produção, que falam de amor, das relações da humanidade com a natureza e de uma perspectiva esperançosa sobre a vida.

Aqui temos a canção "Meninos", notabilizada inicialmente pelas gravações de Décio Marques e Xanguai, na versão do autor. Porém, destaco a faixa "Nóis é Jeca, mais é jóia", em minha opinião, uma ode bem humorada contra os padrões imperialistas, midiáticos e metropolitanos.

O Homem Traça diz: ROAM!


Nóis é Jeca, mais é jóia


3 comentários:

Trebor disse...

Oooooh, this one is a very good independent release.

I actually bought this on CD, a few years back, from a contact I used to have in Brazil. I don’t listen to it very often but thoroughly enjoy it when I do. Personally, I think it would have been a tighter album had a couple of tracks been left off.

Last time I checked, it was very difficult getting hold of his releases outside of Brazil.

Thanks for posting!

Homem Traça disse...

Olá, Trebor!

Fico feliz que goste do Juraildes da Cruz. De fato, há gravações independentes muito difíceis de se encontrar, mesmo aqui no Brasil. Há compositores regionais que, embora tenham certa repercussão em seus estados, caso não estejam no sudeste, ficam obscurecidos apesar do valor das suas criações. Em minha opinião, isso se deve à reduzida capacidade de distribuição dos independentes e ao monopólio dos grandes selos e gravadoras multinacionais, atualizados com o poder dos algoritmos e streamings.

Estamos por aqui, humildemente furando essa bolha.

Abraços!

Trebor disse...

Wow, how interesting! Many thanks for clarifying the situation, regarding the music scene in Brazil.

Yes, please continue trying to burst that bubble! ;-)

Hugs,


Trebor