segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Trampolim - 1998 - Mônica Salmaso

 

1 - Canto dos Escravos 
Domínio Público
2 - A permuta dos Santos 
Chico Buarque – Edu Lobo
3 - Bate canela 
Domínio Público - Adaptado por Clementina de Jesus
4 - Tajapanema – Foi bôto Sinhá
Waldemar Henrique – Antônio Tavernard
5 - Saci 
Guinga – Paulo César Pinheiro
6 - O bem do mar 
Dorival Caymmi
7 - Lenda praieira 
Mario Gil – Paulo César Pinheiro
8 - O minha gente
Domínio Público
9 - Determinei 
Domínio Público
10 - Tuaregue e Nagô 
Lenine – Bráulio Tavares
11 - Na ribeira deste rio 
Dori Caymmi – Fernando Pessoa
12 - Na volta que o mundo dá 
Vicente Barreto – Paulo César Pinheiro
13 - Trampolim 
José Miguel Wisnik – Ronaldo Bastos
 
Músicos 
Naná Vasconcelos - Toninho Ferragutti - Rodolfo Stroeter - Zezinho Pitoco (José Alves Sobrinho) - Lelo Nazário - Paulo Bellinati - Mário Gil - Teco Cardoso - Zé Eduardo Nazário - Bugge Wesseltoft
 
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Mônica Salmaso é paulistana, nascida em 1971, iniciou a sua carreira cantando em 1989 na peça "O Concílio do Amor", dirigida por Gabriel Villela.Em disco, estreou com Paulo Bellinati, dando voz aos afro sambas de Baden e Vinícius. Trampolim é o seu primeiro CD levando o seu nome à evidência de uma nova geração de cantoras aparecidas nos anos 1990. A excelente companhia de músicos do Pau Brasil, de Naná Vasconcelos e do Grupo Um dão a dimensão da grandiosidade desse disco e da carreira de Mônica, hoje já muito bem definida. 
 
O Homem Traça diz: ROAM


Canto dos Escravos


3 comentários:

Trebor disse...

For me, Mônica Salmaso is a curious music artist.

While I love her voice and Afro-Brazilian influences, I’ve never felt compelled to investigate her entire discography. I think it’s due to a hunch that owning too many of her albums would be somewhat redundant. Also, there’s always the concern that the smoothness of her music would sound too ‘vanilla’ after a while.

I bought ‘Iaiá’ shortly after its release and still enjoy listening to it, albeit not as often as other Brazilian albums. ‘Trampolim’ was very hard to find in Europe, and very expensive when listed online, so I gradually forgot about investigating it.

Thanks to you, I now realise what I’ve been missing. It’s early days yet but I think I prefer this more to ‘Iaiá’, even though the latter is also a strong, consistent release.

I will try to track down ‘Voadeira’, at some point, but will probably stop there with her output. Even with the excellent revelation that is ‘Trampolim’, I still can’t shake my original hunch.

Thanks for the lovely, clean rip!

Hugs,


Trebor

Homem Traça disse...

Olá, Trebor!

Compartilho contigo a mesma impressão sobre a Mônica Salmaso. No entanto, insisto em adquirir mais das suas produções por conta dos músicos que a acompanham, sempre são feras.

Há pouco notei que não tinha postado nada especificamente dela, tenho alguns mais ainda na fila, logo virão para as nossas prateleiras.

Grande abraço.

Trebor disse...

Oh, I definitely agree with you about the high level of musicianship.

That's great to hear! I look forward to your future planned posts. :-)