domingo, 3 de julho de 2016

Alguma coisa a ver com o silêncio - 1986 - Ulisses Rocha

Postagem original: 31/01/2008


01 - A voz no telefone
Ulisses Rocha

02 - Volta rapidinho
Ulisses Rocha

03 - Rua harmonia
Ulisses Rocha - Silvano Michelino

04 - Alguma coisa a ver com o silêncio
Ulisses Rocha

05 - Frevo
Egberto Gismonti

06 - Violão e vaso de barro
Ulisses Rocha

07 - Marimbau
Ulisses Rocha - Silvano Michelino

08 - O rio, as vidraças e os últimos minutos de sol
Ulisses Rocha


Músicos
Ulisses Rocha - Violão

Sylvio Mazzucca Jr - Baixo

Teco Cardoso - Sax e flauta

Silvano Michelino - Percussão


Produzido por: André Geraissati

**********************************************

Ulisses Rocha nasceu em 1960, no Rio de Janeiro e veio para o estado de São Paulo ainda criança. Nos anos 70 relaciona-se com o rock, o jazz e a MPB. Passando pelo Centro Livre de Aprendizagem Musical, escola de música fundada pelo Zimbo Trio, onde se aprimora, conhece André Geraissati, na época também professor e ingressa no Grupo D'Alma, trio de violões que revolucionou a linguagem do instrumento e inspirou a formação do lendário trio: John Maclaughlin - Paco de Lucia - Al di Meola.

Em 1985, conhece Cezar Camargo Mariano, é convidado a integrar o grupo Prisma, fato que impulsiona sua carreira e favorece a gravação de seu primeiro disco solo, o "Alguma coisa a ver com o silêncio".

"Gravado pelo selo carioca Visom, Alguma Coisa a ver com o Silêncio, lançado também na Europa pela GRP, renomada gravadora americana, dá início a uma trajetória que já conta com 6 CDs, 3 fitas de vídeo e um livro, além de inúmeras participações em coletâneas e em trabalhos de outros artistas. Tocou ainda com Gal Costa, Zé Renato, Olívia Byington, Heraldo do Monte, gravou com, Hermeto Pascoal, Hugo Fatoruso, Roberto Carlos, Sá e Guarabira, Ritchie, Diana Pequeno, Cida Moreira, Ronnie Von, Marlui Miranda, Vânia Bastos e dividiu o palco em encontros especiais com Egberto Gismonti, Al di Meola, Toquinho, Eliane Elias, Canhoto da Paraíba, Marco Pereira, Paulo Belinatti e com grupo Boca Livre." Fonte

A música que sai do violão do Ulisses transcende o que estamos habituados a ouvir como exemplos do violão brasileiro, "alguma coisa a ver com o silêncio" é o registro exato de uma possível definição para o seu estilo particular. Este disco é para aqueles que não brincarão o carnaval, para quem prefere gozar da paz nos pequenos detalhes e se emocionam com os dias de verão transformados em primaveras.

O Homem traça diz: ROAM!

Alguma coisa a ver com o silêncio

5 comentários:

Sérgio disse...

O rato roeu o link.
Abraço,
sergio

Homem Traça disse...

Tá aí, que rato rói, mas a prateleira se reconstrói!

Abraço

Anônimo disse...

Olá homem Traça.
O rato rói mas a Traça reconstrói.
Obrigado por compartilhar e reconstruir.
DBZ

Unknown disse...

Obrigado por postar esse disco. Conheci o trabalho solo do Ulisses e o D'Alma em 1989. Os LPs do grupo consegui comprar em sebos. O do Ulisses havia à venda na faculdade em CD lá por 1994 mas fui empurrando com a barriga e... um dia ele se foi e nunca mais vi à venda. Obrigadão mesmo!

Puta lista de respeito os artistas do teu blog, fantástico, parabéns pelo gosto.

Aquele abraço !!!

Homem Traça disse...

Pois é! Deixamos passar muita coisa boa no tempo, graças à brodagem internética conseguimos recuperar algumas vaciladas e avançar para conhecer obras que nem imaginamos.

Agradecemos a visita e os elogios, lentamente vamos descarregando as prateleiras reais para as virtuais.

Grande abraço!