segunda-feira, 25 de julho de 2016

Um passo a frente - 1973 - A Bolha

Postagem original: 07/02/2008




01 - Um passo a frente
Pedro Lima - Renato - Gustavo - Lincoln Bittencourt
02 - Razão de existir
Pedro Lima
03 - Bye my friend
Pedro Lima
04 - Epitáfio
Pedro Lima - Renato - Gustavo - Lincoln Bittencourt
05 - Tempos constantes
Pedro Lima
06 - A esfera
Pedro Lima
07 - Neste rock forever
Carlos Maciel - Wolf - Pedro Lima

Faixas Bônus
08 - Sem nada
Pedro Lima
09 - 18:30
/ Os hemadecons cantavam em coro chóóóó
Geraldo Carneiro - Eduardo Souto Neto
Músicos
Renato Ladeira - Guitarra e órgão (Hammond e Farfisa)
Gustavo Schroeter - Bateria e voz
Pedro Lima - Violão, guitarra, voz e coro
Lincon Bittencourt - Baixo e Vocal

Participações especiais
Luíz Eça - Piano elétrico (em "Um passo a frente")
Ion Muniz - Flauta, saxofone
Tomas Improta - Piano
Grupo Lobo
Maurício Maestro


**************************************

Formado em 1965 como Os Bolhas, lançaram seu primeiro compacto The Bubbles em 1966, composto de duas versões de hits das bandas The Rolling Stones (Inglaterra) e The Shakers (Uruguai). Ao retornarem do Isle of Wight Festival, onde foram espectadores, decidiram reformular a banda mudando seu nome para A Bolha.

Em 1971 gravaram o compacto "Sem Nada", com participação de Geraldo Carneiro, que já havia trabalhado com Egberto Gismonti, Tom Jobim entre outros. O LP "Um Passo à Frente" foi gravado em 1973 e relançado na versão CD em 1993, contendo as duas faixas do compacto de 1971. As sete primeiras faixas estão na seqüência original do LP, dou esse aviso pois no CD não se seguiu essa ordem original. O som do disco é uma miscelânea entre o rock´n roll, o psicodélico e o progressivo.
Em 1975 o grupo participou de um evento que marcou o rock nacional em São Paulo: o Banana Progressiva. Foram quatro dias de exposições, curta metragens e shows. No teatro da Getúlio Vargas, apresentaram-se grupos como o Som Nosso de Cada Dia, Veludo, Terreno Baldio, A Barca do Sol, Hermeto Pascoal, Erasmo Carlos & Cia Paulista de Rock, além de A Bolha.

"É Proibido Fumar", o segundo LP do grupo, apareceu em 1977. A Bolha teve diversas formações e o guitarrista Renato Fronzi Ladeira foi o único componente da origem da banda a permanecer. Os demais tocaram com músicos famosos da MPB como Gal Costa e Erasmo Carlos, além de terem formado outros grupos como A Cor do Som, Herva Doce.

A Bolha encerrou as atividades no final dos anos 70. Em 2005, com uma nova formação integrada por Arnaldo Brandão (voz e baixo), Pedro Lima (voz e guitarra), Renato Ladeira (voz, guitarra e teclados) e Gustavo Schroeter (bateria), voltou a se reunir para a regravação de quatro músicas que foram inseridas na trilha sonora do filme "1972", de José Emílio Rondeau e Ana Maria Bahiana. Em 2007 lançou o CD "É só curtir", fazendo lançamento do disco no Garden Hall, com participação especial de Bruce Henry.


O Homem Traça diz: ROAM!

 

Sem nada

Nenhum comentário: