CD 1
01-Sinfonia de tambores
Eduardo da Luz
02-Bola 8
Chamuyo (Carlos Bocha Pintos)
03-Yambo Kenia '99
tradicional
04-Sarabanda
tradicional
05-Morenada
tradicional
06-Serenata africana
tradicional
07-Kanela e su Barakutanga
tradicional
08-Marabunta
tradicional
09-Senegal cuerda y Santa impotencia
frag.:Yerar Grimaud
10-Cuareim 1080 en vivo del T. de Yerano 2003 - 1o Premio
tradicional
11-Imperio Lubolo
tradicional
Candombe en canciones
12-A migente
Carbajal - Sabalero
13-Candombe para Figari
Rada - Coca Vidal
14-Doña Coca
E. da Luz
15-Yacomienza
Carbajal - Sabalero
16-Homenaje a Pedro Ferreira
Yambo Kenia
17-Homenage a Rada
Senegal
18-Borracho pero con flores
Carbajal - Sabalero
19-Santa Impotencia
Yerar Grimaud
20-La Gozadera Salida Sallejera 2001
tradicional
CD 2
01-Candombe roto
Coca Vidal - Rodolfo Morandi
02-Candombebalaj
Nicolás Arnicho-Livika -Bounama Diop
03-Candommalinke
Nicolás Arnicho-Livika -Bounama Diop
04-Candomreggae
N. Arnicho y Samuel Lewinson - Livika
05-Chilloutcandombe
Nicolás Arnicho
06-Guarapacandombe
Nicolás Arnicho-Livika - Josema Suárez
07-Sandombe Candamba
Nicolás Arnicho-Livika - Diego Aín
08-Senegal
Tradicional
09-Calle y pico
Los Tres - Tradicional
10-Cuareim 1080
En vivo - Tradicional
11-Cuareim 1080
1er premio 2005 - Tradicional
12-Triniboa
Vários - Tradicional
13-Concierto lubolo
Vários - Tradicional
Candombe en canciones
14-Santa impotencia
Senegal - Yerar Grimaud
15-Aquello
Sabalero - Jaime -Roos
16-Candombe del mucho palo
Jorge do Prado con Malembe - Carlos Barea
17-Zambullite
Coca Vidal - Hugo Dos Santos-Osvaldo Carratú
18-Botija de mi país
Serenata Africana - Ruben Rada
19-La llamada
Lágrima Ríos - Pedro Ferreira
20-Fantasmas de Febrero
Tronar de tambores - Adriana La Palma - Gustavo Balta
21-Bien de bien
Coca Vidal - E. Mateo-R. Rada
22-Si hoy te tuviera aquí - Cuareim 1080
Alma García y Aída Martínez - Mauro Croco
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"O candombe teria surgido no Uruguai, ainda no século XVIII, a partir da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravizados. No início do século XIX, a população negra de Montevidéu era maioria.
O termo candombe, a princípio, referia-se genericamente às danças praticadas pelos negros no Uruguai. Com o tempo, passou a designar o ritmo musical, calcado sobretudo nos tambores - chamados de tangó ou tambó, nome também usado para designar o lugar onde realizavam suas candomberas e a própria dança. Hoje os tambores tem os nomes de tambor piano, tambor chico e tambor repique. Essas manifestações culturais a céu aberto chegaram a ser reprimidas pelas autoridades no século XIX, e, por muito tempo, foram realizadas apenas em ambientes fechados, em clubes secretos organizados pelos africanos e afrodescendentes.
No Carnaval uruguaio o Candombe tem o seu apogeu, quando formam-se agrupamentos musicais chamados de comparsas, que saem às ruas acompanhados por multidões de dançarinos e populares. O cortejo é conduzido pelo escobero, em geral um jovem que tem a função de arauto; o mestre dos tambores é conhecido como gramillero, sempre acompanhado de sua mama vieja - uma mulher vestida de trajes coloridos e com um leque à mão.
Na capital uruguaia Montevidéu, os bairros "Sur" e "Palermo" são conhecidos como berços do candombe, cada um com seu ritmo característico: o ritmo "Cuareim" no primeiro e o "Ansina" no segundo." (Texto a partir do Wikipédia)
Certamente, encontraremos muitas similaridades com diversos batuques brasileiros, para além do carnaval, também nas canções, ao ouvirmos os sotaques apresentados nessa compilação. Aqui estão dois CDs que dão uma ideia da riqueza e parentesco profundo que temos com los hermanos de Uruguay.
Candombe roto
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