domingo, 17 de dezembro de 2017

Candombe de Llamada - 2010 - Vários


CD 1
01-Sinfonia de tambores 
Eduardo da Luz
02-Bola 8 
Chamuyo (Carlos Bocha Pintos)
03-Yambo Kenia '99 
tradicional
04-Sarabanda 
tradicional
05-Morenada 
tradicional
06-Serenata africana 
tradicional
07-Kanela e su Barakutanga 
tradicional
08-Marabunta 
tradicional
09-Senegal cuerda y Santa impotencia
frag.:Yerar Grimaud
10-Cuareim 1080 en vivo del T. de Yerano 2003 - 1o Premio 
tradicional
11-Imperio Lubolo 
tradicional

Candombe en canciones
12-A migente 
Carbajal - Sabalero
13-Candombe para Figari 
Rada - Coca Vidal
14-Doña Coca 
E. da Luz
15-Yacomienza 
Carbajal - Sabalero
16-Homenaje a Pedro Ferreira 
Yambo Kenia
17-Homenage a Rada 
Senegal
18-Borracho pero con flores 
Carbajal - Sabalero
19-Santa Impotencia 
Yerar Grimaud
20-La Gozadera Salida Sallejera 2001 
tradicional

CD 2
01-Candombe roto 
Coca Vidal - Rodolfo Morandi
02-Candombebalaj 
Nicolás Arnicho-Livika -Bounama Diop
03-Candommalinke 
Nicolás Arnicho-Livika -Bounama Diop
04-Candomreggae 
N. Arnicho y Samuel Lewinson - Livika
05-Chilloutcandombe 
Nicolás Arnicho
06-Guarapacandombe 
Nicolás Arnicho-Livika - Josema Suárez
07-Sandombe Candamba 
Nicolás Arnicho-Livika - Diego Aín
08-Senegal 
Tradicional
09-Calle y pico 
Los Tres - Tradicional
10-Cuareim 1080 
En vivo - Tradicional
11-Cuareim 1080 
1er premio 2005 - Tradicional
12-Triniboa 
Vários - Tradicional
13-Concierto lubolo 
Vários - Tradicional

Candombe en canciones
14-Santa impotencia 
Senegal - Yerar Grimaud
15-Aquello 
Sabalero - Jaime -Roos
16-Candombe del mucho palo 
Jorge do Prado con Malembe - Carlos Barea
17-Zambullite 
Coca Vidal - Hugo Dos Santos-Osvaldo Carratú
18-Botija de mi país 
Serenata Africana - Ruben Rada
19-La llamada 
Lágrima Ríos - Pedro Ferreira
20-Fantasmas de Febrero 
Tronar de tambores - Adriana La Palma - Gustavo Balta
21-Bien de bien 
Coca Vidal - E. Mateo-R. Rada
22-Si hoy te tuviera aquí - Cuareim 1080 
Alma García y Aída Martínez - Mauro Croco

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"O candombe teria surgido no Uruguai, ainda no século XVIII, a partir da mistura dos ritmos africanos trazidos ao Rio da Prata pelos escravizados. No início do século XIX, a população negra de Montevidéu era maioria.

O termo candombe, a princípio, referia-se genericamente às danças praticadas pelos negros no Uruguai. Com o tempo, passou a designar o ritmo musical, calcado sobretudo nos tambores - chamados de tangó ou tambó, nome também usado para designar o lugar onde realizavam suas candomberas e a própria dança. Hoje os tambores tem os nomes de tambor piano, tambor chico e tambor repique. Essas manifestações culturais a céu aberto chegaram a ser reprimidas pelas autoridades no século XIX, e, por muito tempo, foram realizadas apenas em ambientes fechados, em clubes secretos organizados pelos africanos e afrodescendentes.

No Carnaval uruguaio o Candombe tem o seu apogeu, quando formam-se agrupamentos musicais chamados de comparsas, que saem às ruas acompanhados por multidões de dançarinos e populares. O cortejo é conduzido pelo escobero, em geral um jovem que tem a função de arauto; o mestre dos tambores é conhecido como gramillero, sempre acompanhado de sua mama vieja - uma mulher vestida de trajes coloridos e com um leque à mão.

Na capital uruguaia Montevidéu, os bairros "Sur" e "Palermo" são conhecidos como berços do candombe, cada um com seu ritmo característico: o ritmo "Cuareim" no primeiro e o "Ansina" no segundo."
(Texto a partir do Wikipédia)

Certamente, encontraremos muitas similaridades com diversos batuques brasileiros, para além do carnaval, também nas canções, ao ouvirmos os sotaques apresentados nessa compilação. Aqui estão dois CDs que dão uma ideia da riqueza e parentesco profundo que temos com los hermanos de Uruguay.

O Homem Traça diz: ROAM!

 

Candombe roto 

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