quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Quando Alcântara dorme - 2001 - Tião Carvalho



01-Passarinho
João do Vale - José Lunginho 
02-Cajapio
Erivaldo Gomes
03-Quando dorme Alcântara
Tião Carvalho -  Naná Vasconcelos
04-Dente de ouro
Josias Sobrinho
05-Até a lua
Ana Maria Carvalho
06-A Mulher mais bonita do mundo
Tião Carvalho
07-Dalva
Ronalo Mota
08-Sambas de roda
com Mestre Kenura
09-Boi de cofo
Tião Carvalho
10-Cancão de ninar
Tião Carvalho
11-Pantanal
Tião Carvalho - Henrique Menezes - Ricardo Mendonça
12-Povo do Japao - Princesa do Morro
Tião Carvalho
13-Nós
Tião Carvalho

****************************

Tião Carvalho é maranhense de Cururupu, nasceu em 1955 e se estabeleceu em São Paulo, depois de passar pelo Rio de Janeiro, em 1980. Sua iniciação artística se dá no âmbito da cultura pupular tradicional, nos grupos e festas populares do Maranhão. O trato com música, teatro e dança é que o trouxe para o sudeste, pelas mãos do dramaturgo Ilo Krugli, do Teatro Ventoforte. Desde 1980 realizou trabalhos com artistas renomados, como Klauss Viana, Sivuca, Hermeto Pascoal, Paulo Moura, Zeca Baleiro, Graziela Rodrigues, Ná Ozzetti e Cássia Eller, que gravaram o samba “Nós”.

Tião Carvalho formou as bandas como a Mexe com Tudo e Mafuá, que animavam as noites dançantes da região de Pinheiros nos anos de 1990. Firme na manutenção das raízes maranhenses, em 1986, fundou o Grupo Cupuaçu, que além de realizar as Festas do Boi no Morro do Querosene, ministra cursos de danças populares.

Em 2001 Tião Carvalho lançou esse CD, o primeiro de uma longa carreira artística. Neste álbum, contando com as participações especiais de Naná Vasconcelos, Dinho Nascimento, Bocato, Toninho Carrasqueira , Guello e Marcelo Preto, Tião canta sambas de roda, reggae, toadas de boi, baiões e serestas, interpreta canções de sua autoria e de outros compositores maranhenses. Com a faixa que deu nome ao disco, Tião Carvalho foi finalista no Festival promovido pela TV Globo.

Destaco a faixa "Nós", gravada pela primeira vez por Cássia Eller em 1990.

O Homem Traça diz: ROAM!

 

Nós

Nenhum comentário: