sexta-feira, 30 de março de 2018

Selma Songs - 2000 - Björk


01 - Overture
02 - Cvalda
03 - I've seen it all
04 - Scatterheart
05 - In the musicals
06 - 107 steps
07 - New world

***************************

Björk é uma cantora, compositora e produtora islandesa. Nascida em 1965, iniciou a carreira aos 11 anos de idade. Transita entre o pop, o rock, o jazz, música eletrônica, erudita e com a cultura popular tradicional. Sua carreira decolou com o grupo Sugarcubes entre 1986 e 1992.

Esse disco é a trilha sonora do musical Dançando no Escuro (2000), dirigido por Lars von Trier. Björk assinou a trilha e interpretou Selma, personagem protagônica, mãe e operária tchecoeslovaca, que busca salvação para o filho nos EUA enquanto está ficando cega. O filme recebeu a Palma de Ouro e Björk foi premiada como melhor atriz no Festival de Cannes daquele ano.

Musicais não são o forte desse Traça que vos escreve, mas este, de fato surpreendeu. Pois que nos deparamos com um drama, uma fratura exposta, que confronta visões de mundo de personagens com formações antagônicas: a operária, formada a partir de um pensamento socialista, portanto tendo um comportamento solidário e humanista, enfrenta-se com o egocentrismo, a futilidade e a brutalidade do pseudo sonho estadunidense. O filme vai muito além do drama individual, sobretudo se o tomamos como alegoria da Guerra da Bósnia (1992-1995), que dilacerou os Bálcãs, com auxílio do imperialismo, fomentando as disputas étnicas e religiosas da região, que visava lucrar com os espólios do confronto, agregado-os à União Européia. Nunca mais vi tanto marmanjo chorando no banheiro do cinema depois de uma sessão de cinema!

O Homem Traça diz: ROAM!

 

New world

2 comentários:

Débora disse...

Arquivo bloqueado. Não sei se é possível repostar. desculpe o abuso. abc.

Homem Traça disse...

Feito!