terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Amorosa - 1988 - Rosa Passos

Postagem original: 07/01/2009

01-Samba sem você
Antônio Carlos Jobim 
02-Nada igual
Rosa Passos - Sérgio Natureza
03-Amorosa
Rosa Passos - Fernando de Oliveira
04-Verão 
Rosa Passos - Fernando de Oliveira
05-Velho arvoredo
Hélio Delmiro - Paulo César Pinheiro
06-Gesto
Rosa Passos - Sérgio Natureza
07-Samba com pressa
Rosa Passos e Fernando Oliveira
08-Pano pra manga 
Rosa Passos - Paulo César Pinheiro
09-Vim sambar
João Bosco - Aldir Blanc - Cacaso
10-Aquário
Rosa Passos - Salgado Maranhão
11-Espelhos
Rosa Passos - Fernando de Oliveira

************************************

Esse, segundo o nosso amigo Cris - que gentilmente cedeu uma versão mp3 de sua gravação em cassete -, é um lendário disco de 1988 gravado pela Rosa Passos e lançado apenas no exterior. Há pouca informação sobre a produção, nada na rede, mas o Cris diz que participaram da gravação Helio Delmiro, Gilson Peranzzetta, Luizão Maia, Paulo Braga, sendo a produção artística do Sérgio Natureza, além da participação do João Bosco na faixa "Vim sambar" e do Emílio Santiago em "Samba sem você".

Em tese, seria o segundo LP de Rosa, mas é preciso registrar que há controvérsias sobre se esse apanhado de canções se trata do disco gravado em 1988, que nunca foi lançado oficialmente. Sérgio Natureza, diz que a gravação aconteceu, mas os produtores executivos - o italiano Cesare Benvenutti e o francês Joel Leibowitz - apenas usaram duas ou três das faixas da fita original, misturando-as e lançando-as ilegalmente em coletâneas pela Europa no fim dos anos 1990. Várias das canções aqui encontradas também constam, com outras versões, no CD Pano pra manga, de 1996. 

Achei interessante essa contribuição pelo ineditismo. Esse disco de 1988, uma possível gravação européia, não consta nem no sítio da Rosa Passos! Como o disco não tem capa, pois não foi lançado, a capa usada aqui é uma "versão" do CD Amorosa de 2004.

O Homem Traça diz: ROAM!



Vim Sambar

16 comentários:

Anônimo disse...

Tenho poucas informações a acrescentar a este disco, mas sei que Emílio Santiago participa da faixa Samba sem Você. Este disco foi lançado na Europa sem autorização da Cantora ROSA PASSOS, talvez por isso não conste de sua discografia oficial,ela também não possui este disco.

Anônimo disse...

Daria para verificar o link, pois não consigo baixá-lo, quando abre o Mediafire fica na seguinte mensagem: "Processing download request...", não completando o processo para download. Desde já agradeço, pois este disco é uma raridade no Brasil. Aloísio

Homem Traça disse...

Bem curioso isso da própria artista não possuir um disco que fez e não autorizou lançar. Havia esquecido do Emílio Santiago nessa faixa. Essa postagem está bem coletiva, assim fica mais divertido!
Quanto ao link, dei uma checada, parece estar normal, comigo foi até o fim do processo, chegando ao "Click here to start download". Como dizia o Raul: "tente outra vez"... rsrs...
Abraços

Anônimo disse...

Tentei várias vezes, inclusive de outra máquina e não consigo baixar, continua não completando o arquivo para download, baixei outros discos pelo Mediafire de outros blogs. você colocou uma pérola rara e não consigo apanhá-la. Abraços Aloísio

Anônimo disse...

Amigo, tudo bem? Sou fã do seu trabalho. Conheço a Rosa Passos e esse disco ela relamente não tem mesmo. Somos amigos há mais de 10 anos. Só assim é que informamos a nossa cultura ao nosso povo? Infelizmente há muitos que ainda não têm esse acesso à internet e se quer sabem o que é um blog. Sou administrador do blog SOMBARATINHO (http://sombaratinho.blogspot.com) e decidi colocar seu blog na lista dos meus prediletos. Eu te parabenizo pelo trabalho. Quando puder fazer um visitinha será bem-vindo. Um abraço e boas postagens.

Márcio Proença
adm. do Sombaratinho

Homem Traça disse...

Olá Márcio!
Pois é, vamos trocando figurinhas para nos aprorpiarmos da nossa cultura.
Agradeço a sua indicação do nosso trabalho no seu Blog, muito legal mesmo.
Abraços

Daniella Thompson disse...

Segundo Sergio Natureza, Cesar Nariano não tomou parte neste disco. O disco deveria ser lançado em Italia e Franca, mas os produtores europeus lançaram só dua faixas em compilações francesas. Nunca pagaram direitos aos artistas brasileiros e não devolveram a fita original.

Titulos corretos:
01. Samba sem Você
02. Nada Igual
03. Amorosa
05. Velho Arvoredo
07. Samba com Pressa

Daniella Thompson disse...

Os músicos que Sergio Natureza citou são Helio Delmiro, Gilson Peranzzetta, Luizão Maia e Paulo Braga, além da participação de Emílio Santiago em "Samba sem Você" de João Bosco em "Vim Smabar."

Anônimo disse...

Amigo, sou Márcio Proença do Blog SOMBARATINHO (http://sombaratinho.blogspot.com)e indiquei o seu blog para o PRÊMIO DARDOS. Sou um fã do seu trabalho. Visite o meu blog e veja como pegar o selo e as instruções.

Um abraço e parabéns pelo seu belo trabalho.

Homem Traça disse...

Olá Aloísio,
infelizmente não sei como ajudá-lo. repassei todo o processo para baixar o disco e está dando certo por aqui. A única diferença que noto é o fato de o arquivo ser maior que os outros e demorar mais em cada passo.
Abraços

Homem Traça disse...

Olá Daniella!
Agradeço-te imensamente por suas contribuições sobre esse disco da Rosa Passos. Já fiz as correções na postagem, mas os nomes das músicas do arquivo no Mediafire ainda estão incorretos, assim que der eu os corrijo.
Abraços

Homem Traça disse...

Marcio,
agradeço a indicação.
Abraço

Anônimo disse...

Homem Traça não posso ficar sem esse disco, é o único que me falta da discografia de Rosa. veja se você pode hospedar em outro site. Já pedi a alguns amigos para baixar este disco e eles também não conseguiram. Aguardo um bom desfecho, abraços
Aloísio

Homem Traça disse...

Ok, Aloísio
já disponibilizei uma alternativa pra ti. Aproveite!
Abraços

Anônimo disse...

Homem Traça, valeu, consegui baixar o disco de Rosa, já estou ouvindo e curtindo muitíssimo, mais uma vez obrigado. Abraços.

PAULO disse...

EU TENHO.E É BOM OUVIR VELHO ARVOREDO E GESTO.ALEM DE EMILIO E JOAO BOSCO PARTICIPAREM